LED

Laboratórios de Educação Digital

O que é?

Os Laboratórios de Educação Digital (LED) integram a Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Plano 21|23 Escola+, inserido no eixo Ensinar e Aprender, no domínio +Recursos Educativos, com foco na ação Recuperar com o Digital.

Os LED destinam-se exclusivamente ao apoio ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, abrangendo tanto as vias científico-humanísticas como as profissionalizantes.

Estes laboratórios assumem-se como espaços de apoio à aprendizagem, promovendo a integração das tecnologias digitais, a aprendizagem autónoma e exploratória e o contacto com recursos e equipamentos tecnológicos especializados.

A sua utilização deve estar diretamente associada ao desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares, em conformidade com o regulamento em vigor.

 https://led.dge.medu.pt/sobre

A nossa equipA

CoordenaçãoNome
LED 1 JDSílvia Gomes
LED 1 GDDora Silva
LED 2 ESSLudmila Susana
LED 3 ESSMarina Mogo

Conteúdos

TIC@Portugal’25

XIX Encontro de Boas Práticas Educativas

O AES participou no evento TIC@Portugal’25 – XIX Encontro de Boas Práticas Educativas no dia 4 de julho de 2025, em Albufeira – Escola Básica da Guia.

ACD

“Da teoria à prática na utilização do digital em contexto Educativo”

ACD- EASilves

Debates e sessões de partilha de aprendizagens e experiências adquiridas em projetos nacionais e internacionais relativos ao uso do Digital em contexto escolar.

Evento Nacional

 “Laboratórios de Educação Digital (LED): Aprendizagem em Ação”

IV Ciclo de Encontros Regionais

 “Potenciar aprendizagens com o Digital: estratégias, práticas e monitorização”

Projetos

Palco Digital: A Farsa de Inês Pereira

Os alunos do 12.º ano recriaram um excerto da peça “Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente, numa abordagem interdisciplinar que alia a expressão dramática à tecnologia, nas disciplinas de API B e Português.

Explorar com Robots

Os alunos do 12.º ano desenvolveram um projeto interativo com robots, integrando sensores, programação e elementos multimédia. Utilizando o mBot2, programaram o robot para responder a estímulos visuais (como cores no percurso), através de estruturas de decisão e repetição.

Porta-chaves 3D – Um projeto interdisciplinar em ação!

No âmbito dos LED, a tecnologia e a cidadania uniram-se na criação de porta-chaves 3D que reforçam a identidade e o espírito de pertença à nossa escola — um exemplo de inovação ao serviço da comunidade escolar, promovendo criatividade e organização.