DESTAQUE:
|
Oferta Formativa 2025/26
|
Matrículas 2025/26
|
|
Selo Escola Inovadora MILAGE APRENDER+
O projeto MILAGE APRENDER+ deseja reconhecer os Agrupamentos de Escolas que introduziram práticas pedagógicas inovadoras com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+.
Formação escolar e /ou profissional para maiores de 18 anos
A equipa do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Silves está a fazer um levantamento diagnóstico dos interesses da comunidade educativa do território no que respeita a necessidades gerais em termos de Formação escolar e/ou profissional para maiores de 18 anos (Educação e Formação de Adultos) em regime pós laboral ou mesmo integrada na formação obrigatória a cargo das entidades empregadoras (esta formação totalmente gratuita e de acesso livre fará parte da proposta que o AES irá apresentar à tutela para o ano 2021/22).
Neste sentido, agradecemos a sua colaboração no preenchimento do questionário abaixo apresentado através de um link, caso seja possível, agradecemos também a divulgação do questionário pelos seus contatos.
Link do questionário:
https://docs.google.com/forms/d/182VJ1PJ2Ose5D1aqhl0MOlAJHRn7DdnWglNUbiIPba8/edit?ts=609a4d6b
Agradecemos desde já a atenção e colaboração dispensadas.
Entrega de prémios Sophia de Mello Breyner Andresen
O Agrupamento de Escolas de Silves esteve presente na cerimónia de entrega de prémios Sophia de Mello Breyner Andresen, que decorreu no Centro Cultural de Lagos no dia 8 de maio. O evento contou com a presença dos edis dos municípios organizadores do evento, Loulé e Lagos, e, em representação da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares, o delegado regional de Educação do Algarve.
Recordamos que, na sua edição de 2021, duas alunas do Agrupamento obtiveram o 1º prémio na categoria de ilustração para o 3º ciclo e para o ensino secundário.
Ilustrações das alunas do projeto Ler X Arte:
Rosa Van Eck, «Inventei a dança»
Sofia Marta, «Reflexão»
![]() |
![]() |
Os Maios / Tradição Algarvia
Os Maios ou as Maias é uma tradição muito antiga que simbolizava a primavera. Em tempos idos, no início de maio, as meninas donzelas vestiam-se de branco, enfeitavam a cabeça com uma coroa de flores e sentavam-se às portas das casas ou nas açoteias e em frente delas acontecia um baile de roda. As raparigas não deveriam sorrir, nem pestanejar e eram chamadas de Maias. O objetivo dos rapazes era tentar fazer a Maia sorrir. Ainda se costuma dizer em relação a uma pessoa parada, que parece um Maio ou Maia.
Tempos mais tarde, a Maia passou a ser substituída e personificada por uma boneca, designada por Maio, feita de diversos materiais, vestida com traje branco e cercada de flores.
A tradição dos Maios ou Maias ainda não se perdeu completamente. Atualmente, no dia um de maio, os bonecos feitos manualmente em tamanho próximo do natural, são colocados à porta de casa, acompanhados de versos com alguma ironia ou crítica social.
Para dar a conhecer esta tradição alunos do 1.º Ciclo vestiram os Maios e colocaram-nos na entrada do seu bloco.
Foi um momento divertido entre o espanto, o susto e a curiosidade de todos os alunos que pelo espaço passavam.
51º aniversário do Dia da Terra / “O oceano é a nossa Terra”
Na semana de 17 a 25 de abril assinalou-se o 51º aniversário do Dia da Terra. Este ano com o tema “O oceano é a nossa Terra”.
As turmas do 1.º Ciclo do Agrupamento aderiram à iniciativa e durante a semana planificaram e realizaram diversas atividades, onde abordaram temáticas de proteção do planeta e do oceano em particular. As atividades desenvolvidas constituíram um reforço dos temas do programa Educar para uma Geração Azul (EGA), em desenvolvimento no Agrupamento, de forma ativa, pelo segundo ano consecutivo.
Os trabalhos divulgados são uma pequena amostra da envolvência das turmas.
https://view.genial.ly/603cd70832567d0d0a510f06/video-presentation-dia-da-terra-2021