O Agrupamento de Escolas de Silves esteve presente na cerimónia de entrega de prémios Sophia de Mello Breyner Andresen, que decorreu no Centro Cultural de Lagos no dia 8 de maio. O evento contou com a presença dos edis dos municípios organizadores do evento, Loulé e Lagos, e, em representação da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares, o delegado regional de Educação do Algarve.   

Recordamos que, na sua edição de 2021, duas alunas do Agrupamento obtiveram o 1º prémio na categoria de ilustração para o 3º ciclo e para o ensino secundário.  

Ilustrações das alunas do projeto Ler X Arte:

Rosa Van Eck, «Inventei a dança»

Sofia Marta, «Reflexão»  

                      

Os Maios ou as Maias é uma tradição muito antiga que simbolizava a primavera. Em tempos idos, no início de maio, as meninas donzelas vestiam-se de branco, enfeitavam a cabeça com uma coroa de flores e sentavam-se às portas das casas ou nas açoteias e em frente delas acontecia um baile de roda. As raparigas não deveriam sorrir, nem pestanejar e eram chamadas de Maias. O objetivo dos rapazes era tentar fazer a Maia sorrir. Ainda se costuma dizer em relação a uma pessoa parada, que parece um Maio ou Maia.

Tempos mais tarde, a Maia passou a ser substituída e personificada por uma boneca, designada por Maio, feita de diversos materiais, vestida com traje branco e cercada de flores.

A tradição dos Maios ou Maias ainda não se perdeu completamente. Atualmente, no dia um de maio, os bonecos feitos manualmente em tamanho próximo do natural, são colocados à porta de casa, acompanhados de versos com alguma ironia ou crítica social.

Para dar a conhecer esta tradição alunos do 1.º Ciclo vestiram os Maios e colocaram-nos na entrada do seu bloco.

Foi um momento divertido entre o espanto, o susto e a curiosidade de todos os alunos que pelo espaço passavam.

Na semana de 17 a 25 de abril assinalou-se o 51º aniversário do Dia da Terra. Este ano com o tema “O oceano é a nossa Terra”.

As turmas do 1.º Ciclo do Agrupamento aderiram à iniciativa e durante a semana planificaram e realizaram diversas atividades, onde abordaram temáticas de proteção do planeta e do oceano em particular. As atividades desenvolvidas constituíram um reforço dos temas do programa Educar para uma Geração Azul (EGA), em desenvolvimento no Agrupamento, de forma ativa, pelo segundo ano consecutivo.

Os trabalhos divulgados são uma pequena amostra da envolvência das turmas.

https://view.genial.ly/603cd70832567d0d0a510f06/video-presentation-dia-da-terra-2021

transporte escolar

PASSES ESCOLARES: Consultar o documento

A partir do próximo dia 15 de abril o Portal das Matrículas estará disponível para que Encarregados de Educação e Escolas registem pedidos de matrícula para o ano letivo 2021/2022.

É necessário utilizar o Portal das Matrículas para o seguinte:

  • Matrícula, pela primeira vez, no Pré-Escolar e no 1.º ano;
  • Renovar matrícula, na transição para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos;
  • Renovar matrícula, na transição para os outros anos, sempre que pretenda ou seja necessária:

 − A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;

 − A alteração de encarregado de educação;

 − A mudança de curso ou de percurso formativo; − A escolha de disciplinas.

 Há renovação automática de matrícula nas seguintes situações:

  • Na transição para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos; e
  • Na manutenção nos 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos, em caso de não transição.

As renovações automáticas são igualmente aplicáveis a transições no Pré-Escolar

Matrícula

1 — A matrícula tem lugar para ingresso, pela primeira vez:

a) Na educação pré-escolar;

b) No 1.º ciclo do ensino básico;

c) Nos ensinos básico ou secundário recorrente;

d) Em qualquer ano de escolaridade dos níveis e modalidades de ensino, por parte dos alunos que pretendam alterar o seu percurso formativo, nas situações e nas condições legalmente permitidas;

e) Em qualquer ano de escolaridade dos níveis e modalidades de ensino, por parte dos candidatos que pretendam retomar o seu percurso formativo, nas situações e nas condições legalmente permitidas;

f) Em qualquer ano de escolaridade dos níveis e modalidades de ensino, por parte dos candidatos titulares de habilitações estrangeiras.

2 — A responsabilidade pela matrícula cabe:

a) Ao encarregado de educação, quando o aluno seja menor;

b) Ao aluno, quando maior.

3 — A matrícula de crianças que completem 3 anos de idade até 15 de setembro, ou entre essa idade e a idade de ingresso no 1.º ciclo do ensino básico, é efetuada na educação pré-escolar.

4 — A matrícula de crianças, na educação pré-escolar, que completem 3 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro é aceite, a título condicional, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nos grupos já constituídos, depois de aplicadas as prioridades definidas no artigo 10.º do presente despacho normativo, podendo a criança frequentar as atividades educativas e as atividades de animação e de apoio à família a partir da data do respetivo início.

5 — A matrícula, na educação pré-escolar, das crianças que completam 3 anos de idade entre 1 de janeiro e o final do ano letivo, pode ser feita ao longo do ano letivo, e é aceite definitivamente desde que haja vaga, depois de aplicadas as prioridades definidas no artigo 10.º do presente despacho normativo, podendo frequentar a partir da data em que perfaz a idade mínima de frequência da educação pré-escolar.

6 — A matrícula no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico é obrigatória para as crianças que completem 6 anos de idade até 15 de setembro.

7 — As crianças que completem os 6 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro podem ingressar no 1.º ciclo do ensino básico se tal for requerido pelo encarregado de educação, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nas turmas já constituídas, depois de aplicadas as prioridades definidas no n.º 1 do artigo 11.º do presente despacho normativo.

Se o seu educando vai renovar matrícula para a Ed. Pré-Escolar, 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º e 9.º, anos, com exceção das transferências de escola, a renovação é feita automaticamente pelas escolas.

As renovações de matrícula para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos, assim como todas as transferências de escola, mudança de curso e/ou escolha de disciplinas de opção, decorrem neste Portal até ao dia 30 de junho (ver calendarização) ou 16 de julho (ver calendarização).

Para o caso do 11.º ano, as renovações apenas devem ser feitas no portal caso se deseje alterar a frequência nas disciplinas de opção. Caso contrário, também esta renovação será automática.

CALENDÁRIO DE MATRÍCULAS 2021-2022

PRÉ-ESCOLAR e 1.º ANO: de 15 de abril a 14 de maio

2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º ANOS: de 10 a 16 de julho

8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º ANOS: de 18 a 30 de junho

O Diretor

António José Condessa Martins

Consultar o documento

matrículas do pré escolar: Consultar o documento

matriculas do 1º ciclo: Consultar o documento