Sendo a educação pré-escolar a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, a inclusão dos alunos, o mais precocemente possível no jardim de infância, é um fator promotor de uma integração bem-sucedida, de bem-estar e de desenvolvimento e aprendizagem. A escolaridade obrigatória implica considerar que todos os alunos entre os 6 e os 18 anos têm de frequentar a escola, independentemente de terem o seu processo de equivalências concluído e da regularização da sua situação face à permanência no país. No contexto atual de crescente diversidade, importa que as escolas consolidem, previamente e de forma intencional, respostas adequadas ao acolhimento e inclusão dos alunos migrantes. O bem-estar integral do aluno migrante potencia o trabalho a realizar pela escola, desde a socialização à promoção do sucesso na aprendizagem.  

 

Equipa de acolhimento no AES

ESS - Carla Mourinho

           Pedro Afonso

GD - Emília Martins

          Isabel Marina

JD - Maria Martinha

        Madalena Gonçalves

MLC - Fernanda Barbosa

         Silvia Meirinho

 

https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/inclusao_de_alunos_migrantes_em_meio_educativo.pdf

 

https://www.aesilves.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=660&Itemid=595

 

 

 

 

 

 

"Flyer de boas-vindas traduzido em Urdu - Russo - Romeno - Ucraniano - Italiano - Holandês - Inglês - Espanhol - Francês - Búlgaro - Chinês - Alemão - Árabe." 

 

 

 

 

"Flyer de boas-vindas 1.º ciclo traduzido em Urdu - Russo - Romeno - Ucraniano - Italiano - Holandês - Inglês - Espanhol - Francês - Búlgaro - Chinês - Alemão - Árabe"