Projeto Arte e Território, PARTe “A Magia da Água”

Medida: Artista Residente, Helena Madeira.

As residências artísticas com a harpista Helena Madeira decorreram nas semanas de 12 a 16 de junho e de 19 a 23 de junho. Na primeira semana com a turma de 4.º no da EB Portela e na sala dos cinco anos do JI de S. B. Messines. Na semana seguinte decorreu com as duas turmas de 4.º ano da EB João de Deus.

Este projeto teve o financiamento da Câmara Municipal de Silves e integra a Bienal Cultura Educação. O projeto interligou-se com o património imaterial e questões relacionadas com a sustentabilidade da água e diferentes áreas do currículo escolar.

Para os alunos envolvidos a semana decorreu de uma forma diferente e entusiasmante pois experimentaram música, canto, dramatização, numa ligação perfeita com a Lenda das Amendoeiras, cruzando saberes e vivenciando-os de forma criativa. A lenda e todo o seu contexto foi o ponto de partida para o surgir de um espetáculo, “teatro musical”, no final de cada semana, com apresentação pública à comunidade nos respetivos estabelecimentos de ensino, sendo que na última semana  este teve lugar no auditório da Caixa de Crédito Agrícola de SB Messines.