Segurança - Informação

A SEGURANÇA na escola deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa.

Além de um bom conhecimento e informação neste âmbito, importa, pois, criar uma Cultura de Segurança, tendo em vista contribuir para uma melhor sensibilização de todos e para o desenvolvimento de comportamentos coletivos de segurança. Torna-se fundamental sensibilizar todos os utentes para os riscos de acidentes na escola, indicando soluções que passam pela PREVENÇÃO.

 

A Segurança destina-se a toda a Comunidade Escolar:

O Diretor como Responsável de Segurança de todo o Agrupamento, nomeia em cada escola um Educador/Professor Delegado de Segurança que realiza as tarefas necessárias à execução das suas funções em articulação com o Pessoal Docente e Não Docente:

 

Assim o Delegado de Segurança deve ter em conta o seguinte:

– Verificação e manutenção periódica das instalações, equipamentos escolares e respetiva sinalética;

– Manutenção dos diversos extintores, colocados nos vários espaços da escola;

– Manutenção dos acessos livres de obstáculos e objetos de modo a evitar acidentes e a facilitar a circulação nos percursos para o exterior do edifício, bem como nos espaços exteriores envolventes;

– Promoção de atividades periódicas com a Proteção Civil, Bombeiros Voluntários e GNR

– Dinamização de atividades periódicas de sensibilização sobre problemática de segurança, em especial, junto dos Discentes, Pessoal Docente, não Docente;

– Participação de todas as ocorrências, mediante o preenchimento da mesma na Plataforma, a Segurança Escolar do Ministério da Educação;

– Divulgação das medidas de autoproteção (MAP) e plano de emergência junto de toda a Comunidade Escolar;

– Simulacros dos planos de evacuação (mínimo dois – um no 1º período; um no 2º período)

– Garantir a inspeção regular pela ANPC, SMPC da CMS, Bombeiros Voluntários para verificar as condições de segurança dos espaços.