DESTAQUE:
|
Oferta Formativa 2025/26 em breve! |
Matrículas 2025/26
|
|
Erasmus + | Intercâmbio Escolar - 2025 | Dortmund, Alemanha
Na semana de 03 a 07 de fevereiro, 8 alunos de diferentes turmas de 10.º, 11.º e 12.º anos, acompanhados pelas professoras Joana Freitas e Sílvia Guerreiro, da Escola Secundária de Silves, no âmbito do projeto Erasmus +, de Intercâmbio Escolar - 2025, com foco no tema Fake News deslocaram-se à escola Gymnasium an der Schweizer Alle, em Dortmund - Alemanha.
Durante a semana os alunos tiveram a oportunidade de visitar alguns locais emblemáticos das cidades de Dortmund e Munster, tal como viver a experiência cultural em Dortmund, acompanhados dos seus pares. Desenvolveram trabalhos com foco na temática Fake News trabalhos de exploração e exposição de ideias, discutiram as suas diferentes visões e as preocupações dos dois países; caminhámos ao largo do Lago Phoenix-See, criado numa antiga área de metalúrgica; realizámos um Pedypaper no centro da cidade, onde conhecemos os sítios mais emblemáticos; tivemos a oportunidade de visitar o GASA, Museu da evolução do trabalho; assim como o Museu da Seleção de Futebol da Alemanha.
Esta foi uma semana recheada de muitas emoções, aventuras e muita alegria, onde os “portugueses” tiveram a oportunidade de perceber a forma de viver dos seus pares, assim como da comunidade Alemã.
Em maio, executar-se-á a segunda fase do projeto com a receção das colegas e alunos alemães à nossa escola.
Continuar... Erasmus + | Intercâmbio Escolar - 2025 | Dortmund, Alemanha
Acreditação Erasmus+ no Ensino Profissional
Agrupamento de Escolas de Silves conquista nova Acreditação Erasmus+ no Ensino Profissional!
O Agrupamento de Escolas de Silves (AES) acaba de alcançar mais um marco importante na sua estratégia de internacionalização, ao obter a Acreditação Erasmus+ no domínio do Ensino e Formação Profissional (EFP), também conhecido como VET (Vocational Education and Training).
Após a experiência bem-sucedida com a acreditação no ensino escolar desde 2023, a coordenadora do Programa Erasmus+, Margarida Boto Santos, e o adjunto do diretor, Nuno Garção, submeteram, em outubro de 2024, uma nova candidatura direcionada aos Cursos Profissionais. O resultado? A aprovação desta acreditação, permitindo que, já no próximo ano letivo, os alunos do Ensino Profissional possam realizar mobilidades e estágios no estrangeiro, além de proporcionar oportunidades de aprofundamento científico para docentes e técnicos ligados a estes cursos.
Este passo representa um compromisso com a igualdade de oportunidades, garantindo que tanto os alunos do ensino regular quanto os do ensino profissional possam beneficiar das experiências internacionais proporcionadas pelo programa Erasmus+. Além disso, reforça as parcerias de qualidade e consolida a estratégia de internacionalização do AES.
A acreditação é válida até 2027 e promete abrir portas a novas experiências de aprendizagem e crescimento para a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Silves.
Sustentabilidade | Istituto Tecnico Agrario Dcca Degli Abruzzi, em Padova - Itália
Na semana de 1 a 8 de fevereiro, 8 alunos de diferentes turmas de 10.º, 11.º e 12.º anos, acompanhados pelas professoras Carla Martins e Mónica Santos , da Escola Secundária de Silves, no âmbito do projeto Erasmus + , de Intercâmbio Escolar - 2025, com foco no tema Sustentabilidade, deslocaram-se ao Istituto Tecnico Agrario Dcca Degli Abruzzi, em Padova - Itália.
Durante a semana os alunos tiveram a oportunidade de visitar alguns locais emblemáticos das cidades de Pádua e Veneza, tal como viver a experiência cultural em Itália, acompanhados dos seus pares. Desenvolveram trabalhos com foco na sustentabilidade agrícola, trabalhos manuais e sensoriais, discutiram estratégias e as preocupações dos dois países; assistiram a uma palestra sobre sustentabilidade agrícola ao longo dos séculos e tiveram ainda a oportunidade de acompanhar os colegas nas suas aulas.
Em maio, executar-se-á a segunda fase do projeto com a receção dos dos colegas italianos à nossa escola.
Continuar... Sustentabilidade | Istituto Tecnico Agrario Dcca Degli Abruzzi, em Padova - Itália
Projeto de Literacia Financeira | “A Poupar estamos a Ganhar” Concurso Todos Contam
Pelo terceiro ano consecutivo o JI nº 1 de Silves, a quem se junto no ano 2023/24 o JI nº 2 de Silves, pretende participar na 13.ª edição do Concurso Todos Contam que distingue os melhores projetos de educação financeira das escolas portuguesas.
O concurso é uma iniciativa do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros — Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários — e do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional e pretende incentivar o desenvolvimento de projetos de educação financeira nas escolas.
Continuar... Projeto de Literacia Financeira | “A Poupar estamos a Ganhar” Concurso Todos Contam
CORTA-MATO ESCOLAR - REGIONAL 2025
No dia 23 de janeiro, realizou-se a prova de Corta-Mato Escolar, Regional 2025, do Desporto Escolar. Numa manhã soalheira, a prova realizou-se na Pista Internacional de Cross da Aldeia das Açoteias e o Agrupamento Escolas de Silves fez-se representar por cerca de 75 alunos, repartidos pelas Escola Secundária e Escola Dr. Garcia Domingues, de Silves e Escola João de Deus, de SB Messines. Representaram o Agrupamento os melhores classificados, por Escola/Escalão/Género, do Corta -Mato Escolar, fase Escola, realizado no passado dia 14 de dezembro, na Ciclovia Municipal de Silves, o qual decorreu com a maior participação de alunos dos últimos anos.
O Agrupamento esteve muito bem representado, tendo todos os alunos demonstrado dedicação e empenho na realização da prova. Obtiveram-se classificações interessantes, para uma prova de dificuldade Regional, com especial destaque para o 3º lugar individual da aluna Maria S., do 5º, da Escola Dr. Garcia Domingues, no Escalão Infantil A Feminino, e para o 2º Lugar por equipas, da Escola Dr. Garcia Domingues, no Escalão Infantil A Masculino.
Todos os alunos estão de Parabéns pela sua participação.
A Coordenação do Desporto Escolar AESilves
Profº João Paulo Ribeiro
Comemoração do Dia do Animal
No passado dia 23 de Janeiro, pelas 14:30, realizaram-se as palestras inseridas na comemoração do Dia do Animal, no auditório da Escola Secundária de Silves.
O grupo de professores de Filosofia desta escola convidou Carlos Filipe, fotógrafo, e Sofia Ferreira, Presidente da Wigglestail Animal Sanctuary, situada em São Bartolomeu de Messines, para uma ação de sensibilização que englobou questões e reflexões sobre o bem-estar animal, a adoção responsável e a importância do voluntariado.
As palestras, que contaram com um elevado número de alunos e respetivos professores acompanhantes, foram acompanhadas de uma recolha de alimentos e produtos de higiene animal, cuja divulgação foi assegurada pelos cartazes elaborados pela turma 11º AVA.
Os nossos agradecimentos a todos os envolvidos nestas atividades.