Projeto Cultural de Escola

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Visita de estudo

Integrado no Projeto PARTe decorreu hoje, dia 17 de maio, o percurso pedestre pelo Geoparque Algarvensis. Os alunos do 4.º A e 4.º D foram guiados nesta sua visita pela bióloga Rita e pela geóloga Patrícia, da equipa do Geoparque da Câmara Municipal de Silves.

O Geoparque Algarvensis abrange os concelhos de Silves, Albufeira e Loulé, é um território que possui um património geológico de grande importância que importa conhecer e preservar.

Os alunos ficaram a conhecer a formação da região desde o nascimento das cadeias montanhosas e mares antigos até aos dias de hoje. Observaram a rocha “grés de Silves”, as plantas autóctones e também vestígios de animais característicos da região.

O ponto mais alto da visita foi a observação de toda a natureza envolvente, a partir do Penedo Grande. É uma imagem que ficará, com certeza, para sempre na memória.

O projeto PARTe integra o Programa de Educação Estética e Artística e é de âmbito transdisciplinar, interligando as diferentes linguagens artísticas à valorização do património natural da região, contribuindo para as aprendizagens essenciais através da fruição, experimentação e criação de produtos artísticos.

No âmbito do PARTe, decorreu na semana de 19 a 22 de abril, dois Projetos Arte e Território, um no Jardim de Infância n.º 1 de Silves e o outro com o 4.º A da EB Garcia Domingues e na semana de 26 de abril a 29 de abril mais dois Projetos Arte e Território, um no Jardim de Infância n.º 2 de Silves e o outro com a turma de 3.º ano da EB1 Silves n.º1. Os quatro projetos artísticos foram orientados e dirigidos pela artista pedagoga Margarida Mestre. O trabalho desenvolvido com os alunos nas duas semanas teve por base o conto” O Maior Puzzle do Mundo”, de Helena Tapadinhas, numa perspetiva de grande envolvência com as crianças e os alunos, num processo criador e criativo interligado com o currículo escolar e com as especificidades de cada grupo.

O PARTe pressupõe a apresentação pública à comunidade, restrita dos pais e encarregados de educação das respetivas turmas, o que aconteceu no dia 22 de abril para as duas primeiras turmas e no dia 29 de abril para as outras duas. As apresentações dos Jardins de Infância tiveram um cariz de aula aberta e aconteceram no espaço dos JIs e as apresentações do 1.º Ciclo aconteceram no espaço da FISSUL. Todas as apresentações foram a encenação dançada do conto” O maior puzle do mundo” tendo sobressaído o reforço da identidade com o território, a graciosidade da interpretação de cada grupo numa leveza de uso do corpo e da voz e a ligação da escola/ agrupamento com a comunidade.

Em cada uma das apresentações esteve presente a totalidade dos pais, um representante da Câmara Municipal de Silves, o diretor dos Serviços de Educação da Câmara Municipal de Silves, elementos da Direção do Agrupamento e a Embaixadora Regional do Programa de Educação Estético Artística.

No dia 25 de março, a turma do 4.º D, da Escola Básica Dr. Garcia Domingues, acompanhada pelo Senhor Diretor do Agrupamento, por um  representante da Câmara Municipal de Silves, pela professora titular Rita Coelho e pela professora Madalena Santos, responsável pelo desenvolvimento do PEEA no Agrupamento de Escolas de Silves, estiveram presentes na cerimónia de Divulgação da Assinatura de Protocolo de Cooperação entre a Direção-Geral da Educação (DGE) e o Organismo de Produção Artística OPART E.P.E., no Teatro Nacional de São Carlos (TNSC).

O convite dirigido à turma, e a todos os que estiveram presentes, insere-se nas atividades do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) e na Residência Artística em contexto escolar (R-A 2021), assinalando a continuidade do Projeto que ocorreu no ano letivo transato.

Durante a manhã, os alunos tiveram a oportunidade de realizar a atividade Em Andante Appassionato – uma jornada intimista pelos mistérios e bastidores do São Carlos, com a presença da bailarina com quem trabalharam no ano letivo anterior, facto que muito os emocionou.

À tarde, no foyer do S. Carlos, participaram, de forma muito atenta e comunicativa, na Divulgação da Assinatura do referido Protocolo, que contou com a presença da Presidente do Conselho de Administração do OPART, E.P. Conceição Amaral, Coordenadora Nacional do PEEA Carla Rosa e Diretor Geral de Educação, José Vítor Pedroso. Este protocolo visa proporcionar a crianças e jovens, várias iniciativas colaborativas entre a DGE-PEEA e o OPART. As comunicações das diferentes entidades salientaram o papel das artes na educação e reforçaram a necessidade de estabelecer protocolos com vista a alargar a todos os alunos do sistema educativo experiências semelhantes à turma do 4.º D.

 

PEEA | Programa de Educação Estética e Artística no AE de Silves

 

2018/2019

Apresentação do Programa de Educação Estética e Artística ao Agrupamento, por parte da equipa regional.

Escolha de equipa de coordenação no Agrupamento.

Divulgação do PEEA no Departamento de 1.º Ciclo e Pré Escolar.

Levantamento de necessidades de formação na Área das Expressões.

 

2019/2020

Oficina de Formação de Professores “Desenvolvimento Curricular em Artes: teatro, música, dança, artes visuais - métodos e técnicas” - 50 horas.

Candidatura do Agrupamento à R-A Residência Artística, com o envolvimento da Autarquia.

 

2020/2021

Projetos Arte e Território (PARTe) no Agrupamento de Escolas de Silves,  projeto que interliga o património geológico local à arte.

Decorreram  quatro PARTe: em duas turmas de 1.º Ciclo, na EB João de Deus e em duas turmas de 2.º Ciclo, na EB Garcia Domingues, durante o mês de maio de 2021.

Tendo como base o Conto do Mago de Helena Tapadinhas “Chuva de Nuteixo: o nascimento do grés de Silves”, cada turma PARTe trabalhou a música e dança em sala de aula com a artista-pedagoga Margarida Mestre, e fez uma apresentação à comunidade. Alunos e professores realizaram ainda percursos pedestres de interpretação geológica no âmbito do aspirante a Geoparque Algarvensis.

Curso de Formação de Professores “Música em contexto escolar” - 25 horas.

R-A Residência Artística , com o 3.º D, em junho de 2021, com a bailarina solista, Isabel Galriça,  da Companhia Nacional de Bailado.

Celebração de protocolo de colaboração PEEA | DGE com a Autarquia, com vista ao desenvolvimento das iniciativas PEEA.

 

2021/22

Projetos Arte e Território (PARTe) que decorrerão em duas turmas de 1.º Ciclo ( 3.º S+ 4.º A) e duas salas de Jardim de Infância, com a artista-pedagoga Margarida Mestre (música e dança); tendo por base o conto “ O maior puzzle do mundo:  a formação da serra de Silves” cada turma faz uma apresentação à comunidade; realizam-se percursos pedestres de interpretação geológica no âmbito do aspirante a Geoparque Algarvensis.

Curso de Formação de Professores “ Teatro em contexto escolar” - 25 horas

Participação na Cerimónia de lançamento das R-A no Teatro Nacional de São Carlos.

 

Residência Artística em Contexto Escolar no AES (Atuação do 3.ºD) | 02.julho.2021

No passado dia 02 de julho, a Escola Secundária de Silves acolheu a apresentação do bailado dos alunos do 3.º D e da professora Rita Coelho, da E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues, no âmbito do projeto “Residência Artística em Contexto Escolar”. Durante uma semana os alunos desta turma trabalharam várias áreas do currículo com uma professora de bailado e que resultou nesta bonita performance, apresenta para os seus pais e algumas individualidades que representaram as instituições envolvidas no projeto. Esta atividade integra-se no Programa de Educação Estética e Artística, promovido pelo Ministério da Educação e cujo nosso Agrupamento já está envolvido há 3 anos.

Esta apresentação contou com a presença do Diretor-Geral de Educação, José Vitor Pedroso, do Diretor da Direção de Serviços da Região do Algarve da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Alexandre Lima, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Silves, António Martins, da Coordenadora do Programa de Educação Estética e Artística, Carla Rosa, da Diretora da Direção Regional de Cultura do Algarve, Adriana Nogueira, e da Presidente da CM Silves, Rosa Palma.

Sobre o Projeto

A Residência Artística em Contexto Escolar, integra o Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), uma iniciativa do Ministério da Educação e da Cultura, e com parceria da Câmara Municipal de Silves. Este Programa visa promover as artes e a cultura tornando-as mais acessíveis a todos, numa lógica de inclusão, levando a presença da arte à escola e à comunidade que integra, na perspectiva de fruição e de recurso pedagógico, criativo e transversal ao currículo. (https://www.dge.mec.pt/noticias/residencias-artisticas-r-2019)

 

Programa de Educação Estética e Artística

PEEA | PARTe - Arte e Território

PARTe - Arte e Território é um projeto de educação artística em meio escolar sobre o território de proximidade.

Partindo de uma narrativa associada a um percurso pedestre de interpretação da paisagem, um artista-pedagogo trabalha o teatro, a música ou a dança com uma turma, durante uma semana, tendo em vista a apresentação de uma criação artística à comunidade.

No âmbito do protocolo da DGE | PEEA com o município de Silves, prevê-se para o presente ano letivo (à semelhança do ano letivo anterior) 4 projetos PARTe - Arte e Território, com 2 turmas de 1º ciclo e 2 grupos do pré-escolar do AE de Silves.

São projetos de música / dança em contexto escolar, onde as escolas recebem a artista-pedagoga Margarida Mestre, formadora do PEEA, que irá propiciar aos alunos e professores envolvidos experiências educativas sobre e no seu território de proximidade.

No caso concreto, o conto de base é o Conto do Mago “Chuva de Nuteixo”, de Helena Tapadinhas, que remete para o “nascimento”do grés de Silves no contexto geológico da região.

É neste enquadramento que os alunos participam no percurso pedestre orientado por técnicos da autarquia no âmbito do aspirante a Geoparque Algarvensis.

O PARTe - Arte e Território culmina numa apresentação pública de cada turma, o que permite não só uma visão do processo artístico, mas também o fortalecimento de laços afetivos com o Território.

O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), iniciativa da Direção-Geral da Educação, pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

Neste contexto, acompanha os educadores e professores, de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística – a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.

Considerando as parcerias estabelecidas com agrupamentos de escolas, centros de formação de associação de escolas, instituições culturais e autarquias, o PEEA propõe um plano de iniciativas conjuntas e mutuamente enriquecedoras, no território nacional, para o desenvolvimento profissional e uma atitude docente mais autónoma, respondendo à necessidade de transformar e reajustar as práticas educativas na escola de hoje.

Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade. Esta rede de professores realiza ações sequenciadas que reconhecem a Arte como forma de conhecimento e valorizam as culturas locais e globais para a construção de uma marca de identidade.