Projeto Arte e Território, PARTe “A Magia da Água”

Medida: Artista Residente, Helena Madeira.

As residências artísticas com a harpista Helena Madeira decorreram nas semanas de 12 a 16 de junho e de 19 a 23 de junho. Na primeira semana com a turma de 4.º no da EB Portela e na sala dos cinco anos do JI de S. B. Messines. Na semana seguinte decorreu com as duas turmas de 4.º ano da EB João de Deus.

Este projeto teve o financiamento da Câmara Municipal de Silves e integra a Bienal Cultura Educação. O projeto interligou-se com o património imaterial e questões relacionadas com a sustentabilidade da água e diferentes áreas do currículo escolar.

Para os alunos envolvidos a semana decorreu de uma forma diferente e entusiasmante pois experimentaram música, canto, dramatização, numa ligação perfeita com a Lenda das Amendoeiras, cruzando saberes e vivenciando-os de forma criativa. A lenda e todo o seu contexto foi o ponto de partida para o surgir de um espetáculo, “teatro musical”, no final de cada semana, com apresentação pública à comunidade nos respetivos estabelecimentos de ensino, sendo que na última semana  este teve lugar no auditório da Caixa de Crédito Agrícola de SB Messines.

Projeto " Olhar de mãos dadas"  

Observação de pormenores do Património com registos de fotografia e sons de diálogos entre os alunos do 10º AVA e o 2º B da EB nº1 de Silves.

Os trabalhos dos alunos dos dois níveis de ensino estiveram expostos durante a Semana Cultural, na Escola Secundária de Silves.

INQUIETAÇÃO - peça LIXARTE

INQUIETAÇÃO - peça LIXARTE que teve a direção artística da professora Elsa Dias e a participação de turmas de 7.º Ano da EB João de Deus. A inauguração aconteceu numa sala de aula com a presença da coordenadora da escola e da professor Florbela do Clube de Ciência Viva na Escola.

O lixo que compõe a peça foi recolhido na ribeira de Arade. Esta ficará exposta  na escola para visita de toda a comunidade.

Mais informações sobre LIXARTE  aqui: http://www.faro2027.eu/lixarte.html

Visita ao Castelo de Silves

As turmas do 4°A e 4°B fizeram  uma visita ao Castelo de Silves. Foram várias  as pistas e enigmas que tiveram que descobrir, tendo sido um dia repleto de aprendizagens sobre património, história e cultura.

MOCHILA CULTURAL PNA

Alunos assistem à MOCHILA CULTURAL PNA “Há sempre uma Estrela no Natal - da escritora Luísa Ducla Soares, que serviu de inspiração a um grupo de docentes e alunos da EACMC na construção de uma ilustração sonora, que pincelasse com cores musicais as palavras da autora.

Diversos projetos realizados:

  • Visita de estudo ao Geoparque Algarvensis.
  • Tear vegetal - comemoração da primavera.
  • Vista à  exposição" Bordar o Sereno", patente na Casa da Cultura Islâmica e realização de trabalhos.
  • Com fio e uma agulha cada aluno produziu uma obra, imitando a artista. Conjunto de trabalhos exposta em sala de aula.
  • Participação na Mostra da Laranja 2023.