Professoras Bibliotecárias:

Escola Secundária de Silves - Profª Maria Irene

Escola Básica Dr Garcia Domingues - Profª Lúcia Ramalho 

Escola Básica João de Deus - Profª Sandrine Thillet

 

Consulte os blogues das bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Silves:

http://garcia-domingues.blogspot.pt/

https://bibliotecaess.wordpress.com/

http://bejdmessines.blogspot.pt

 

O serviço técnico-pedagógico de biblioteca escolar constitui um espaço que visa facultar a toda a comunidade o acesso à informação, cultura e lazer, disponibilizando recursos humanos, documentos de diferentes tipos e suportes, equipamentos e um conjunto de serviços e atividades adequadas ao perfil e necessidades dos seus utilizadores. No contexto escolar do agrupamento, funciona como centro convergente de políticas culturais, promoção das literacias, criatividade, aprendizagem e leitura, sendo um instrumento privilegiado de apoio pedagógico ao corpo docente e discente. 

As bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Silves estão integradas na RBE desde 2002/2003, dispondo de estruturas, acervos, equipamentos modernizados e recursos humanos com formação adequada e experiência comprovada, funcionando em horário contínuo, segundo as orientações e apoio da Rede de Bibliotecas Escolares. Assim sendo, as bibliotecas escolares regem-se pelos princípios orientadores da IFLA e da UNESCO, representados na visão da missão e objetivos da biblioteca escolar patentes na portaria 756/2009, e orientam a sua ação pelo Quadro Estratégico, sendo avaliadas em contexto de RBE através do Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar.

A biblioteca da escola E.B. 2,3 João de Deus situa-se no primeiro piso do bloco 1, oferece um acervo razoável, instalações confortáveis com capacidade para 53 alunos, equipamento tecnológico (três computadores, projetor, televisão, leitor DVD, impressora).

A EB23 Garcia Domingues foi intervencionada pela RBE em 2003, tendo sido criada uma biblioteca que oferece boas condições para a sua utilização.

A biblioteca da escola sede do AES foi intervencionada sucessivamente pela RBE em duas fases desde 2003, e, finalmente, pela Parque Escolar, tendo inaugurado, em setembro de 2012, novas instalações situadas em local estratégico para a abertura ao público. A biblioteca oferece instalações modernas, confortáveis, um bom acervo, equipamento tecnológico, sala polivalente com quadro interativo e projetor, arquivo, horário contínuo, capacidade para cerca de 85 alunos no espaço central e 33 na sala polivalente.

 

Na sua prática diária, a biblioteca escolar caracteriza-se como promotora da liberdade de pensamento, de expressão e iniciativa, da solidariedade como forma de participar no progresso da sociedade, de valores éticos norteadores de condutas, de hábitos de  trabalho individual e em grupo, assim como de experiências estéticas no domínio das Artes, da Literatura, da Música, do Teatro, e de todas as formas de expressão sensível do pensamento.