Matrículas/Renovação de Matrículas do 1º,2º,3º ciclos do ensino básico e ensino secundário

A partir de 26 de junho o Portal das Matrículas encontra-se disponível para que Encarregados de Educação e Serviços Escolares registem pedidos de matrícula/renovação de matrícula, com ou sem transferência de escola nos 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, para o ano letivo 2020/2021.  

A matrícula/renovação decorre entre o dia 26 de junho a 8 de julho, para todos os anos

O pedido de matrícula é apresentado, preferencialmente, via Internet na aplicação Portal das Matrículas (portaldasmatriculas.edu.gov.pt), o despacho se refere ao Encarregado de Educação. Este deve apresentar o pedido de matrícula preferencialmente, via Internet.

Nos casos em que os Encarregados de Educação não possuam meios informáticos e/ou não o consigam autonomamente preencher e submeter o seu processo de matrícula ou renovação de matrícula por esta via,poderá fazê-lo de modo presencial, nos serviços competentes do estabelecimento de educação e de ensino da área da residência do aluno, independentemente das preferências manifestadas para a frequência, procedendo esses serviços ao registo eletrónico da matrícula na aplicação informática.. 

Disponibilizamos aqui uma minuta dos consentimentos, para o Encarregado de Educação, nos casos em que não tenha possibilidade de proceder autonomamente ao registo de matrícula online.Depois de devidamente preenchida e assinada esta deverá ser devolvida aos serviços escolares para que estes possam efetuar o registo do pedido de matrícula/renovação no portal.

Guião para registo de Matrículas Eletrónica (obrigatória para todos os anos): Consultar o documento