O que é o ECVET?

O Sistema Europeu de Créditos do Ensino e Formação Profissionais, frequentemente referido como ECVET, é um quadro técnico para a transferência, reconhecimento e (se for o caso) acumulação de resultados individuais de aprendizagem, tendo em vista a obtenção de uma qualificação. Orientadas por uma Recomendação a nível europeu, as ferramentas e a metodologia do ECVET incluem uma descrição das qualificações em termos de unidades dos resultados da aprendizagem, umprocesso de acumulação e transferência e uma série de documentos complementares como, por exemplo, acordos de aprendizagem, transcrições pessoais e guias de utilizador. O ECVET visa facilitar o reconhecimento, de acordo com a legislação nacional, dos resultados de aprendizagem, num quadro de mobilidade, para efeitos de obtenção de uma qualificação. 
O ECVET tem como objetivo apoiar a mobilidade dos cidadãos europeus, facilitando a aprendizagem ao longo da vida (aprendizagem formal, informal e não formal) e proporcionando uma maior transparência em termos de experiências de aprendizagem individual, tornando mais atrativa a deslocação entre diferentes países e diferentes ambientes de aprendizagem. 
Ao nível dos sistemas, o ECVET tem como objetivo melhorar a compatibilidade entre os diferentes sistemas de ensino e formação profissional (EFP) existentes em toda a Europa e as suas qualificações. 
Da perspetiva da mobilidade geográfica, o ECVET tem como objetivo facilitar a validação, o reconhecimento e a acumulação de aptidões e conhecimentos adquiridos durante uma estadia noutro país tendo em vista garantir que tais experiências contribuem para a realização das qualificações vocacionais.

TURCVET - Projeto envolvendo o Agrupamento de Escolas de Silves.

http://www.turcvet.com/

ECVET Informação

O que é o ECVET? ECVET e TURCVET