Alunos de Silves a apoiarem e defenderem a importância da criação desta área marinha protegida, junto a um dos seus cartazes.

No passado dia 5 de junho, no Dia Mundial do Ambiente, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou a decisão de lançar a discussão pública para a classificação do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado.

O Parque Natural Marinho da Pedra do Valado é  o maior recife rochoso costeiro de Portugal continental, que se estende na zona costeira entre o concelho de Lagoa e o de Albufeira, abrangendo uma área total de mais de 150 km2. Constitui um ecossistema ímpar no continente português, beneficiando de condições naturais que favorecem uma biodiversidade marinha única, onde estão identificadas perto de 900 espécies, 12 das quais classificadas como novas para a ciência.

A criação desta área marinha protegida será fundamental para diminuir a pressão humana sobre as espécies marinhas e para garantir a resiliência deste ecossistema único, em que a sua sustentabilidade passará por limitar as atividades humanas.

Para tal, haverá zonas do recife que passarão a ter proteção parcial, com condicionamento de atividades como a pesca, e zonas com proteção total, em que apenas poderá haver monitorização científica, o que será muito importante para se perceber o impacto das medidas que serão implementadas.

Esta área marinha protegida será a primeira a ser criada em Portugal continental no século XXI.

Resultou de um processo participativo inédito em Portugal, que envolveu, ao longo de quase 3 anos, mais de 70 entidades – cientistas, municípios, associações de pescadores, agentes turísticos, entre outros, que reconhecem a importância fundamental que a proteção deste capital natural terá para o desenvolvimento económico e social da região.

Deste processo resultou uma proposta que foi entregue ao governo em 2021. Agora, com a decisão anunciada e, entretanto, já aprovada em reunião de secretários de Estado, a consulta pública do ato de classificação desta área marinha protegida vai iniciar-se e deverá resultar numa Resolução de Conselho de Ministros a aprovar até ao final de 2023.

A implementação efetiva desta área marinha protegida será transformadora para a região do Algarve, com a aposta num novo desenvolvimento económico, assente na proteção e promoção dos seus valores naturais.

Esta grande riqueza marinha do Recife do Algarve - Pedra do Valado - deve ser conhecida e valorizada por todos os portugueses, e em particular pelas populações locais.

Sendo fundamental que os alunos reconheçam e valorizem a importância da criação de áreas marinhas protegidas como a do recife da Pedra do Valado, incitamos todos os professores da Geração Azul, em particular os de Silves e de Albufeira, a que partilhem a notícia e abordem o tema com os vossos alunos. Não apenas a necessidade de se protegerem os valores naturais do oceano, mas também da importância de se ouvirem todos os interessados e da importância de processos participativos e da colaboração entre diferentes partes, como aconteceu neste processo exemplar.

Por último, partilhamos com todos uma fotografia que ilustra o bom exemplo dos alunos de Silves a apoiarem e defenderem a importância da criação desta área marinha protegida, junto a um dos seus cartazes.

Fundação Oceano Azul