No dia 15 de fevereiro, a escola secundária teve a honra de receber o artista Rodrigo Gomes no âmbito das atividades disponibilizadas pelo Museu0, museu de arte digital do Algarve que tem desenvolvido diversas ações de sensibilização para a arte na nossa escola. Rodrigo Gomes estudou na Escola Secundária de Silves onde frequentou o curso de Artes Visuais. Presentes nesta sessão estiveram diversas turmas acompanhadas pelos docentes Monica Santos, David Marques e Margarida Santos, professora do artista nos seus tempos de estudante em Silves.

«Atualmente é professor na Universidade Jiangxi Normal University em Nanchang, China e professor convidado no Mestrado em Ciências da Comunicação na área de especialização em Comunicação e Artes na Universidade Nova de Lisboa. Tem um mestrado em Arte Multimédia e pós-graduação em Arte Sonora (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa).»

«O seu trabalho centra-se na materialização física de imagens computacionais no corpo escultórico e na forma como a técnica contemporânea e as hipertecnologias mediais filtram a realidade para reconfigurar em imagens. Participou em mostras e bienais internacionais de Media Art, tais como “True Colour/ Real World?”, Watermans Art Center, Londres, Inglaterra; Ibrida Festival, Florí, Itália; 19th Media Art Biennale WRO, Breslávia, Polónia; D-Normal/V-Essay Floating Projects, Hong Kong, China; Alternative Film/Video, Belgrado, Sérvia; Miami New Media Festival, Miami, Estados Unidos; Video Art Miden Festival, Kalamatas, Grécia. Das suas participações em exposições destacam-se a sua individual “Whispering Mirrors” com curadoria de David Revés nas Carpintarias de São Lázaro, Lisboa; as coletivas “Depois do Estouro” com curadoria de Tomás Abreu na Galeria Municipal do Porto, Porto; “Aspekt! Aspekt!” com curadoria de Piotr Krajewski no WRO Art Center, Breslávia, Polónia; “Prémio Sonae Media Art” com curadoria de Emília Tavares no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Lisboa.
É programador da plataforma online “Médio Porte” integrado na fazine Canito em colaboração com Fábio de Carvalho, Joana Leão e Mariana Gomes. Em 2021 recebeu o prémio D-Normal/V-Essay Awards de Floating Projects em Hong Kong, China; em 2020 o Prémio Black Raven do The New Art Fest, Lisboa; em 2019 a bolsa para internacionalização da Fundação Calouste Gulbenkian e o prémio de mérito municipal - Jovem Revelação pelo Município de Silves, em 2018 o Prémios Novos na categoria Artes Plásticas e em 2017 o Prémio Sonae Media Art.»