O projeto PARTe integra o Programa de Educação Estética e Artística e é de âmbito transdisciplinar, interligando as diferentes linguagens artísticas à valorização do património natural da região, contribuindo para as aprendizagens essenciais através da fruição, experimentação e criação de produtos artísticos.

No âmbito do PARTe, decorreu na semana de 19 a 22 de abril, dois Projetos Arte e Território, um no Jardim de Infância n.º 1 de Silves e o outro com o 4.º A da EB Garcia Domingues e na semana de 26 de abril a 29 de abril mais dois Projetos Arte e Território, um no Jardim de Infância n.º 2 de Silves e o outro com a turma de 3.º ano da EB1 Silves n.º1. Os quatro projetos artísticos foram orientados e dirigidos pela artista pedagoga Margarida Mestre. O trabalho desenvolvido com os alunos nas duas semanas teve por base o conto” O Maior Puzzle do Mundo”, de Helena Tapadinhas, numa perspetiva de grande envolvência com as crianças e os alunos, num processo criador e criativo interligado com o currículo escolar e com as especificidades de cada grupo.

O PARTe pressupõe a apresentação pública à comunidade, restrita dos pais e encarregados de educação das respetivas turmas, o que aconteceu no dia 22 de abril para as duas primeiras turmas e no dia 29 de abril para as outras duas. As apresentações dos Jardins de Infância tiveram um cariz de aula aberta e aconteceram no espaço dos JIs e as apresentações do 1.º Ciclo aconteceram no espaço da FISSUL. Todas as apresentações foram a encenação dançada do conto” O maior puzle do mundo” tendo sobressaído o reforço da identidade com o território, a graciosidade da interpretação de cada grupo numa leveza de uso do corpo e da voz e a ligação da escola/ agrupamento com a comunidade.

Em cada uma das apresentações esteve presente a totalidade dos pais, um representante da Câmara Municipal de Silves, o diretor dos Serviços de Educação da Câmara Municipal de Silves, elementos da Direção do Agrupamento e a Embaixadora Regional do Programa de Educação Estético Artística.