Procedimentos de Evacuação

A evacuação da comunidade escolar do(s) bloco(s), deve ser feita de forma rápida, segura e sem atropelos, em caso de ocorrência de um acidente/incidente.

Após a avaliação da situação o responsável de segurança decide sobre a necessidade de evacuar total ou parcialmente o(s) bloco(s). Sendo que para uma evacuação total, é utilizada a campainha escolar para soar o alarme, de modo que a Comunidade Escolar atue segundo as instruções de segurança.

 

Procedimentos gerais

1º. É ao responsável de segurança que compete decidir sobre a evacuação total ou parcial das instalações.

2º. A coordenação da evacuação das salas é feita pelo professor auxiliado por um aluno, nomeado para o efeito e designado chefe de fila. Em caso de evacuação, o aluno nomeado segue à frente da turma enquanto o professor é o último a sair.

O Professor deve:

Certificar-se de que todos os alunos saíram da sala;

Verificar que as janelas e portas ficam fechadas;

Socorrer algum aluno que precise.

3º. Ao ser determinada a evacuação das instalações, não se preocupe com o seu material de trabalho e siga rigorosamente as normas de evacuação.

4º. Os alunos devem sair das salas em fila indiana sem corridas, mas em passo acelerado, seguindo os caminhos de evacuação previstos e as instruções dos professores.

5º. Não pare nunca nas portas de saída. Estas devem estar livres. Se tiver que utilizar as escadas, encoste-se à parede. Não volte atrás.

6º. O assistente operacional (auxiliar de ação educativa) é o último a sair do piso que coordena depois de se certificar que não existe ninguém em todos os compartimentos e de fecham as respetivas portas.

7º. A evacuação dos blocos deve obedecer à seguinte ordem:

Saem os chefes de fila com as respetivas turmas e professores;

Saem os coordenadores do bloco.

8º. Compete aos professores manter a ordem no PONTO DE ENCONTRO e proceder à conferência dos alunos, pelo que estes não devem abandonar o local sob qualquer pretexto e sem a devida autorização.

9º. O regresso à normalidade é definido exclusivamente pelo responsável de segurança/direção da escola, que informará pelos meios que considere convenientes.

10º. Se, numa situação de emergência, se encontrar isolado, verifique se não há perigo de deixar o local onde se encontra. Siga pelos caminhos de evacuação até à saída e dirija-se para o ponto de encontro previamente estabelecido. Caso não consiga sair, devido à existência de chamas, portas sobreaquecidas ou bloqueadas, lembre-se que deve assinalar a sua presença.

 

Se a emergência se verificar durante o período de almoço, todos os auxiliares, funcionários e professores que se encontrem na escola encaminham os alunos para o Ponto de Encontro e assumem a realização das tarefas para assegurar a colocação de todos os ocupantes do espaço em segurança.

 

Procedimentos de evacuação - resumo

- Não se preocupe com o seu material de trabalho, deixe-o sobre a secretária e saia.

- Siga as setas de saída em SILÊNCIO. NÃO CORRA.

- Desça as escadas encostado(a) à parede. NÃO VOLTE ATRÁS.

- Não pare na porta de saída. Esta deve estar livre.

- Dirija-se para o PONTO DE ENCONTRO.

 

Confirmação da evacuação total dos espaços

A confirmação do número de pessoas deve ser efetuada logo após a sua saída de qualquer local, se isso se demonstrar possível. Para além de que se deve proceder à sua contagem no Ponto de Encontro, que constitui o local de concentração das pessoas após a evacuação e que não deve ser abandonado pelas mesmas até terem autorização do responsável de segurança.

In MAP da Escola Dr Garcia Domingues

 

Os professores devem possuir uma lista com todas as crianças que se encontram presentes nas aulas, preenchidas no início de cada dia, e levá-las na altura da evacuação, de forma a proceder à contagem das crianças no ponto de encontro.

A garantia de que nenhuma pessoa regressa ao(s) edifício(s) é da responsabilidade dos elementos da equipa de evacuação, que dentro do possível devem controlar esta situação.