Mensagem do Diretor

Mensagem do Diretor: em breve.

 

 

Origem do AES

O Agrupamento de Escolas de Silves (AES) é constituído por doze estabelecimentos de ensino: Escola Secundária de Silves (sede), EB Dr. Garcia Domingues, EB João de Deus de S. Bartolomeu de Messines, EB de S. B. de Messines, EB de Amorosa, EB de Portela de Messines, EB de S. Marcos da Serra, Jardim de Infância de S. Marcos da Serra, Jardim de Infância de S. B. de Messines, EB n.º1 de Silves, Jardim de Infância n.º1 de Silves, e EB n.º2 de Silves com Jardim de Infância integrado, repartidos pelas Freguesias de Silves, S. B. de Messines e S. Marcos da Serra.

O Agrupamento foi constituído em 3 de Julho de 2012, resultante da extinção do Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Garcia Domingues e do Agrupamento Vertical de Escolas de São Bartolomeu de Messines, e a agregação da Escola Secundária de Silves, abarca o pré-escolar, o 1.º, 2.º e 3.º ciclos e o ensino secundário.

A junção de elevado número de escolas, envolvendo diferentes ciclos e faixas etárias, e distantes geograficamente umas das outras, na ordem das dezenas de quilómetros, concentrando meios e recursos, se por um lado poderá conduzir a ganhos financeiros e económicos ao sistema, por outro acarreta acréscimo acentuado das dificuldades no quadro da gestão administrativa, financeira e pedagógica, e o afastamento entre as equipas dirigentes e os alunos e encarregados de educação, numa relação que se exige próxima.

(in Projeto Educativo AES 2019-21)