Mensagem do Diretor
Prezados Alunos, Docentes e Não Docentes. Caros Pais e Encarregados de Educação.
Restante membros da comunidade escolar!
É com grande entusiasmo que abraço as funções de Diretor do AES.
Será um compromisso contínuo para com a comunidade a par da inovação, da inclusão e da comunicação.
A inovação será um pilar fundamental refletindo-se na introdução de abordagens pedagógicas inovadoras, como a aprendizagem baseada em projetos e o uso de tecnologias digitais interativas.
Também será intenção uma melhoria das infraestruturas escolares bem como a implementação de laboratórios tecnológicos e a disponibilização de ferramentas digitais para os alunos.
Por outro lado a inclusão será a base da nossa comunidade escolar, assegurando que todos os alunos, tenham acesso a uma educação de qualidade.
Da comunicação espera-se que seja eficaz entre a escola e os pais. É essencial aproximar os pais para o sucesso educativo dos nossos alunos.
Será meu intuito reforçar esta colaboração e neste sentido contarei com a presença dos Pais e Encarregados de Educação.
Este projeto visa preparar os nossos alunos para os desafios do futuro, oferecendo-lhes competências essenciais e promovendo valores de cidadania ativa, saudável e responsável.
Conto com o apoio e a colaboração/cooperação de todos para transformar esta visão em realidade.
Juntos, podemos construir uma escola mais inovadora, inclusiva e próxima, onde cada aluno tenha a oportunidade de alcançar o seu máximo potencial.
Tito Romeu Maia Mendes
Diretor do Agrupamento de Escolas de Silves
Origem do AES
O Agrupamento de Escolas de Silves (AES) é constituído por doze estabelecimentos de ensino: Escola Secundária de Silves (sede), EB Dr. Garcia Domingues, EB João de Deus de S. Bartolomeu de Messines, EB de S. B. de Messines, EB de Amorosa, EB de Portela de Messines, EB de S. Marcos da Serra, Jardim de Infância de S. Marcos da Serra, Jardim de Infância de S. B. de Messines, EB n.º1 de Silves, Jardim de Infância n.º1 de Silves, e EB n.º2 de Silves com Jardim de Infância integrado, repartidos pelas Freguesias de Silves, S. B. de Messines e S. Marcos da Serra.
O Agrupamento foi constituído em 3 de Julho de 2012, resultante da extinção do Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Garcia Domingues e do Agrupamento Vertical de Escolas de São Bartolomeu de Messines, e a agregação da Escola Secundária de Silves, abarca o pré-escolar, o 1.º, 2.º e 3.º ciclos e o ensino secundário.
A junção de elevado número de escolas, envolvendo diferentes ciclos e faixas etárias, e distantes geograficamente umas das outras, na ordem das dezenas de quilómetros, concentrando meios e recursos, se por um lado poderá conduzir a ganhos financeiros e económicos ao sistema, por outro acarreta acréscimo acentuado das dificuldades no quadro da gestão administrativa, financeira e pedagógica, e o afastamento entre as equipas dirigentes e os alunos e encarregados de educação, numa relação que se exige próxima.
(in Projeto Educativo AES 2019-21)