Na sequência de uma turma de 1º ciclo da Escola Dr Garcia Domingues que se encontra em isolamento, informamos que dia 5 de dezembro, fomos notificados pela Sra Delegada de Saúde da necessidade da professora titular de turma ter repetido o teste por surgimento de alguns sintomas, tendo sido confirmado positivo à COVID-19.  O Plano de Contingência do Agrupamento continua assim ativado. 

Mais informamos que por orientação da Sra Delegada de Saúde, os alunos continuarão de forma preventiva em isolamento até nova reavaliação da situação.

No dia 8 de dezembro, uma aluna da Escola EB João de Deus em Messines testou positivo, ficando os alunos em isolamento e professores até fazerem teste à Covid 19.

O SARS-CoV-2 é um vírus transmitido, essencialmente, pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias de uma pessoa doente por COVID-19. Após esta exposição, os sintomas podem-se desenvolver até 14 dias desde o último contacto, sendo estes predominantemente de natureza respiratória, como tosse, dificuldade respiratória e febre (> 38ºC). Também, podem coexistir outros sintomas, como odinofagia (dor de garganta) e dores musculares generalizadas, perda do paladar ou do olfato, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa doente pode também não apresentar sinais ou sintomas.

O nosso estabelecimento está, permanentemente em articulação com a Autoridade de Saúde Local, a implementar as medidas de prevenção e controlo da transmissão de SARS-CoV-2.

Recomenda-se a todos os elementos da comunidade escolar, que se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19. Se alguém da comunidade escolar ou do seu ambiente próximo desenvolver sintomas sugestivos de COVID-19 deve permanecer em casa e contactar os serviços de saúde por telefone (SNS 24 - 808 24 24 24) ou outras linhas específicas criadas para o efeito.

O Diretor

António José Condessa Martins